havia de ser giro

– então pai, jogaste ?
– se joguei ? como assim ?
– com a bola, não levaste a minha bola para o teu tostão ?
– aaah, eh eh eh, claro que não filho, no tostão não se joga futebol.
– porquê ? punhas debaixo da secretária e jogavas no intervalo.
– ah ah ah, no tostão não há intervalos filho, mas havia de ser giro…

de manhã, como quase todos os dias tinha ido levar o meu filho ao colégio, orgulhosamente acompanhado pela bola do FCP, que tinha insistido em levar. À entrada, talvez intimidado pelo olhar reprovador do Vítor, um dos vigilantes, “lembrou-se” que não podia levar bolas de futebol de couro para o colégio. “Não há problema, eu levo a bola para o tostão para jogar com os meus amigos” disse-lhe eu. Ele não se esqueceu, como já perceberam e quando ao final da tarde o fui buscar atirou-me com a pergunta “então jogaste ?” “Havia de ser giro”, respondi finalmente. É neste momento, em que já ao volante do carro de regresso a casa lhe respondo, é neste momento digo, que à boa maneira das mais pirosas séries humorísticas americanas, a imagem se ondula ou se turva e entra em jogo a vossa imaginação. Eu tive a minha visão do giro que seria, com os meus colegas de trabalho, a brincar no intervalo, num qualquer, o da manhã, o do almoço ou o da tarde, senhoras bem postas a jogar ao elástico no alto dos seus saltos combatendo a limitação das suas saias travadas e senhores, não tão bem postos, de gravata atada À volta do cucuruto, dentes cerrados, estatelados no chão agarrados às pernas a teatralizar um encosto como se precisassem de internamento hospitalar urgente. E as conversas, hilariantes. Eu tive a minha visão, vocês já estarão a ter a vossa. Seja ela qual for, numa coisa concordamos, havia de ser giro.

fb/2013/maio

One Comment Add yours

  1. blocodecotas diz:

    Seria giro sim, talvez olhássemos para a vida com outros olhos. Parabéns ao petiz pela excelente “clubite”😉

Deixe uma Resposta

