porque escrevia Antonio Tabucchi

Preferiria formular a pergunta assim: Porque se escreve ? Há muito tempo, quando era novo, ouvi o Samuel Beckett responder “Não tenho alternativa”. As respostas possíveis são todas plausíveis, mas com uma interrogação. Escrevemos porque tememos a morte ? Porque temos medo de viver ? Porque temos nostalgia da infância ? Porque o tempo passou depressa demais e queremos para-lo ? Escrevemos porque queríamos fazer uma coisa e não a fizemos ou porque fizemos uma coisa que não devíamos ? Porque estamos aqui e gostaríamos de estar ali, embora sabendo que podemos voltar aqui ? Com dizia Baudelaire: a vida é um hospital onde cada doente quer mudar de cama. Um pensa que se curaria mais depressa se estivesse junta à janela, outro pensa que estaria melhor junto ao aquecedor.

Antonio Tabucchi

4 Comments Add yours

  1. Sara Augusto diz:

    Escrevemos porque a tendência do homem, no corpo e na mente, é de expansão. E a escrita é um dos procedimentos mais imediatos, e porque pode conjugar esse «prodesse» com a construção do «delectare». Será isso? hoje, como em muitos dias, estou barroca. abraço.

    1. fb diz:

      Tendência de expansão… Gostei. Embora não entenda que seja dos procedimentos mais imediatos, salvo excepções ( eh eh eh).

  2. ombronaombreira diz:

    Não sei se é aqui o lugar, entendo pouco disto. Gosto deste blog. Interessa, acrescenta.
    Obrigado.

    1. fb diz:

      O lugar não interessa. Interessa a acção. Obrigado a ti, por teres seguido a recomendação que te fizeram e teres começado a escrever. Ainda não li tudo, mas sim, gostei muito do que li. Mesmo. Não pares. Abraço,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s