Porque escreve Ricardo Menéndez Salmón ?

Escrevo por insatisfação. Se estivesse satisfeito limitar-me-ia a viver a vida e não a tentar compreendê-la através da escrita. É claro que ao tentar compreendê-la, quer dizer, ao escrevê-la, dou-me conta de que na realidade a vida resulta incompreensível. O que me gera uma nova insatisfação, a de comprovar que o intento de compreender a vida através da literatura, o único que ilumina é a impossibilidade de alcançar essa compreensão. Mas então eis que sucede algo curioso, o facto de descobrir essa impossibilidade comove-me, causa-me admiração e impulsiona-me a escrever mais e mais. Assim, o que nasce como um gesto de decepcionado, insatisfeito, acaba por converter-se numa necessidade (escrevo porque não me resigno a ser infeliz, inconsolável e ignorante).

Ricardo Menéndez Salmón

One Comment Add yours

Deixe uma Resposta

