o estrangeiro

Todos temos alguma dificuldade em lidar com uma conceptualização da vida e procuramos e lutamos por encontrar-lhe algum significado ou alguma estrutura definida. Para Camus a vida não tem qualquer significado racional ou ordem em concreto e a esta luta constante, esta busca por descobrir um significado onde ele não existe Camus designa de absurdo.

Este ” o estrangeiro” foi escrito com o sentido de atrair os leitores para esta reflexão. O herói ou anti-herói deste livro é Mersault, cuja vida não possui qualquer tipo de ordem racional. As suas acções e atitudes são-nos estranhas porquanto não possuem um significado ou razão. Não nos são dadas quaisquer razões ou justificações para os seus actos ou para as suas decisões. E quando confrontada com o absurdos dos seus actos, ou pelo menos assim parecem, a sociedade reage impondo-lhes um significado.

Este é um livro que reflecte a nossa procura incessante pelo significado, das vidas, das acções, das atitudes, dos acontecimentos. Os personagens do livro observam-se todos, mutuamente, observam o mundo, como ele se relaciona e observam as suas próprias vidas e as suas inter-relações como se de uma peça de teatro se tratasse. Mersault observa o mundo, a sua vida, as suas acções e finalmente o seu próprio julgamento.

O livro reflecte também sobre o valor da verdade, e mais concretamente sobre a sua utilidade social. Apesar de ser julgado por muitos dos seus contemporâneos como amoral, malévolo e anti-social, Mersault é consistente e coerentemente honesto e directo. Não representa sentimentos que não possui e não finge arrependimentos que não sente. Curiosamente, esta sua atitude faz dele, provavelmente, a única personagem do livro absolutamente honesta.

Uma obra prima.

fb/2012/março

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s