Falconer

Falconer não é um local onde gostasse de passar o meu tempo. Afinal é uma prisão. No entanto, está longe de ser a prisão ficcional que imaginamos nos EUA durante os anos 70. É uma prisão aborrecida, bastante humanizada, onde aparentemente não existem grandes tensões e conflitos, raciais por exemplo, que a esta década nos habituamos a ouvir e ler relacionados. Ninguém é espancado, brutalizado, assassinado ou violado. E a única insurreição relatada ocorre num estabalecimento prisional que não aquele. Comparado com Oz ou Shawshank, Falconer parece um resort de férias para curar depressões.

Farragut é um presidiário recém chegado, condenadao pelo assassinato do seu irmão. É um viciado passivo em… metadona. Num qq estabelecimento presidiário, Farragut seria chichinha fresca, se bem me entendem, sujeito às maiores humilhações e sevícias. Mas eis que o pior que acontece a Farrgut é ver o relógio roubado e , isto sim , muito mau, o desmame da metadona, algo que ocorre com sofrimento tal que nem Farragut nem o leitor se apercebem. Tomara que tudo fosse assim, acordamosm um dia et voilá. Através de Farragut, a personagem central desta história, a quem de interessante eu particularmente não lhe reconheci nada, nem sequer a forma como assassinou o irmão, vamos lendo relatos e histórias de outros prisioneiros, na sua maioria de cariz sexual, aqui e ali com uma linguagem mais violenta, aqui e ali um pouco mais chocantes (o choque referenciado à época claro está).

Terminado o livro sinto que algo me escapou, esperava muito mais, até pelas páginas iniciais, e pelo facto de ser considerado um dos 100 melhores livros de todos os tempos pela Time. Tampouco dou por inteiramente perdido o meu tempo mas chegado ao fim, a pergunta que faço é:

– é isto ?

fb/2012/maio

20120527-091601.jpg

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s