Tom Sharpe

Tom Sharpe  é um escritor britânico, possivelmente pouco conhecido em Portugal mas com uma panóplia de traduções por esse mundo fora. Tem uma escrita corrosiva e satírica. Representa o verdadeiro humor britânico na sua vertente mais imediatista ou comercial se assim o quisermos designar.  É crítico em relação a quase tudo e fá-lo com uma dose soberba de humor pragmático. Não me lembro de tanto me ter rido ao ler as diversas desventuras de Wilt, o seu personagem mais famoso cuja vida é acompanhada ao longo de diversos livros.  Reconhecendo uma grande dose de exagero, as situações potencialmente explosivas descritas nos livros e os sarcasmos que as revestem não estão de todo longe das nossas realidades. É o verdadeiro culto da estupidez social. Não leio há muito. E a verdade é que todos os livros que devorei (palavra correcta), que não foram poucos, foram-no num época muito concreta da minha vida. É por isso bem possível que o impacto actual seja bem diferente e que ao reviver estas leituras me sinta um pouco “teen”. No entanto, este Sr. tem um lugar especial na minha memória literária. Efectivamente (muito) poucas vezes me conseguiram fazer rir tanto, durante tanto tempo.

fb/2009/04/..

Deixe uma Resposta

