Pedro Juan Gutierrez

trilogia suja de havana, 1998

o rei de havana, 1999

animal tropical, 2000

carne de cão, 2003

Através dos livros de Pedro Juan vamos acompanhando a sua vida em La Habana e agumas das suas incursões por território cubano e estrangeiro (nas raras vezes que lhe são permitidas, e só após se ter revelado um escritor conceituado…). Os livros são quase Autobiografias. Utiliza uma linguagem forte, de rua, raivosa. Descarrega nas páginas as suas frustraçõeses. Tudo gira em volta de sexo, rum e charutos. E de projectos ou semi-projectos de vida permanentemente adiados. Histórias curtas. Personagens diversas. A vivência do dia-a-dia, ou como ele diz, a sobrevivência. Quem lê um lê praticamente todos. O verdadeiro interesse de os ler todos está ou estaria na possibilidade real e efectiva de podermos acompanhar a evolução da sua vida e de Cuba, se a houvesse. O estilo é hiper-realista. Quem esteve lá e explorou minimamente o país e conviveu com as suas gentes  sabe que é assim. No entanto, continuo a achar que há alguma tendência para o exagero.

O nosso GG em havana, 2004

Aqui mostra algo diferente. Uma estória engraçada e bem construída onde GG é, podem imaginar, Graham Greene. Para rir (o termo seria mais sorrir mas como é cubano dou uma ajuda). E o homem afinal até consegue escrever sem debitar uma asneira por frase.

2009/março/15

3 Comments Add yours

  1. OutofWorld diz:

    li os primeiros dois, exactamente, um exagero. a linguagem é tão suja quanto um beco de subúrbio, não digo de Havana porque nunca lá estive.

    1. fb diz:

      será que se pode designar o estilo como sendo hiperrealista ?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s