Os objectos chamam-nos

Confesso que foi com algum desapontamento que li algumas das primeiras estórias deste livro (no total são 75!). Estaria à espera de melhor ou, penso que foi isto, não tinha ainda sintonizado a frequência correcta.
O facto é que Millás nos apresenta estórias verdadeiramente deliciosas. De sorrir, de rir, de pensar e de reflectir. E porque não ? É a pergunta que fica. Se algumas das fantasias nem andam assim tão longe da realidade. Aliás, ao contrário do que se publicita, não é a fantasia que se transforma em realidade mas sim o inverso (confirmado pelas palavras do autor). Temos contos razoáveis e temos contos geniais. E temos também os realistas. Muitas das estórias poderiam mesmo ser uma cena maior de Almodovar. Imaginei-o muitas vezes. É um livro muito interessante, pela criatividade, feito de fantasias elaboradas a partir de cenas comuns, do nosso dia-a-dia. Acima de tudo, o que mais me cativou foi o pragmatismo com que as fantasias são apresentadas. Sem floreados, sem debruados, sem rodeios. São fantasias e ponto !

“Um instante antes de morrer, recuperei a percepção normal do tempo e, embora tenha morrido na quarta-feira, continuei vivo na terça-feira. Fui a casa, fechei-me no quarto e pus-me a escrever este texto. Amanhã morrerei. Não se culpe ninguém do que aconteceu.” in Morrerei amanhã.

“O meu psicanalista calou-se com um silêncio rancoroso. Eu fiz de conta que estava constipado e levei a mão ao bolso para tirar o lenço, mas em vez de um kleenex tirei umas cuecas. O meu psicanalista lançou-se sobre mim, arrebatou-mas, e enfiou-as na boca mastigando-as com desespero. O coitado achava que eram as do sonho, mas eram umas de papel que eu tinha guardado para o enganar. Só então pudemos continuar a minha terapia sem interrupções.” in Uma pausa na terapia.

Um bom livro para ler despreocupadamente nas férias.

Deixe uma Resposta

