Os objectos chamam-nos

Confesso que foi com algum desapontamento que li algumas das primeiras estórias deste livro (no total são 75!). Estaria à espera de melhor ou, penso que foi isto, não tinha ainda sintonizado a frequência correcta.
O facto é que Millás nos apresenta estórias verdadeiramente deliciosas. De sorrir, de rir, de pensar e de reflectir. E porque não ? É a pergunta que fica. Se algumas das fantasias nem andam assim tão longe da realidade. Aliás, ao contrário do que se publicita, não é a fantasia que se transforma em realidade mas sim o inverso (confirmado pelas palavras do autor). Temos contos razoáveis e temos contos geniais. E temos também os realistas. Muitas das estórias poderiam mesmo ser uma cena maior de Almodovar. Imaginei-o muitas vezes. É um livro muito interessante, pela criatividade, feito de fantasias elaboradas a partir de cenas comuns, do nosso dia-a-dia. Acima de tudo, o que mais me cativou foi o pragmatismo com que as fantasias são apresentadas. Sem floreados, sem debruados, sem rodeios. São fantasias e ponto !

“Um instante antes de morrer, recuperei a percepção normal do tempo e, embora tenha morrido na quarta-feira, continuei vivo na terça-feira. Fui a casa, fechei-me no quarto e pus-me a escrever este texto. Amanhã morrerei. Não se culpe ninguém do que aconteceu.” in Morrerei amanhã.

“O meu psicanalista calou-se com um silêncio rancoroso. Eu fiz de conta que estava constipado e levei a mão ao bolso para tirar o lenço, mas em vez de um kleenex tirei umas cuecas. O meu psicanalista lançou-se sobre mim, arrebatou-mas, e enfiou-as na boca mastigando-as com desespero. O coitado achava que eram as do sonho, mas eram umas de papel que eu tinha guardado para o enganar. Só então pudemos continuar a minha terapia sem interrupções.” in Uma pausa na terapia.

Um bom livro para ler despreocupadamente nas férias.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s